Uma das grandes evoluções no sistema de segurança dos veículos foi a chave codificada. Mas, o que fazer quando a chave com alarme não funciona? Antes de desesperar, vale verificar algumas possibilidades.
As chaves codificadas aumentam a segurança do veículo e, portanto, qualquer problema ao usá-la deixa o automóvel em risco. Afinal, o chip interno da chave se comunica com o circuito do veículo quando a mesma é inserida na ignição. Desta forma, problemas simples podem comprometer o uso do veículo.
Caso o veículo tenha acabado de sair da concessionária ou tenha saído recentemente, leve ao local para verificação. Por outro lado, caso o carro esteja com você há algum tempo e o problema surgiu de forma repentina, a solução será encontrada em um chaveiro com qualificação e conhecimento em chaves codificadas.
Vale ressaltar que, quando a chave com alarme não funciona, o problema pode não ter sido causado por interferência humana, ou seja, utilização errada. Porém, há casos em que descuidos cotidianos podem comprometer o funcionamento, como quedas constantes ou deixar a chave em contato com água.
Antes de levar ao chaveiro, confira alguns dos principais problemas que podem fazer com que a chave codificada não funcione corretamente.
O problema é comum e de fácil solução, mas assusta e deixa todo motorista preocupado. Quando a bateria acaba ou fica fraca, basta substituí-las por novas. Embora durem bastante, elas possuem uma carga que, em determinado momento, chega ao fim.
O chip no interior da chave de se comunicar com o carro quando a chave é inserida na ignição. Quando o código não é lido e verificado pelo sistema é impossível dar partida. Nesse caso, pode ter acontecido perda da codificação por falha ou interferência eletromagnética e a solução é regravar o código na chave.
Nem sempre a chave pode ser culpada pelas falhas, afinal a fechadura da porta ou a ignição também são suscetíveis aos defeitos. Nestes casos será necessário realizar uma análise detalhada para chegar ao problema e resolvê-lo.
Por acaso a chave cai muito, teve contato com água ou altas temperaturas? Natural que os danos físicos afetem tanto a parte de metal da chave e suas ranhuras como a parte do controle e seu chip. Depois de verificar com um profissional especializado você vai descobrir a melhor solução. Em alguns casos, inclusive, os danos físicos são tão grandes e irreparáveis que o melhor a fazer é trocar a chave.
Se a chave com alarme não funciona e você não consegue identificar o problema, busque auxílio de profissional qualificado e especializado. Desta forma, além de identificar o problema, o mesmo é capaz de apresentar a solução e minimizar ou eliminar os efeitos causados na sua rotina.
Em Tremenbé (SP), o Chaveiro Rodrigues tem mais de 15 anos de experiência no ramo e é especializado em chaves com alarmes, desde identificação de sinistros à programação e manutenção. Ligue (11) 99525-2903 ou acesse chaveirorodrigues.com.br.